sexta-feira, 31 de agosto de 2012


Escola Sustentável
De acordo com o projeto da unidade escolar Ed. Ambiental, Cidadania e Sustentabilidade, as Metas do Milênio e conforme o regimento escolar que espera que o aluno e funcionários colaborem para a preservação e conservação do prédio, do mobiliário, de todo o material escolar e das instalações de uso coletivo, a escola M. Das Acácias coloca em prática ações que promovam hábitos positivos. Pensando nisso elaboramos este projeto e esperamos colocá-los em prática com a colaboração dos professores responsáveis pelas turmas, os professores representantes de turma, os gremistas, o Conselho de Qualidade e o Conselho Escolar.
Objetivo – provocar uma mudança de atitude nos alunos e funcionários e um sentimento de conservação do patrimônio escolar e do meio ambiente.
Estratégia-álbum seriado com fotos de: rabisco, pichações, desperdício que serão usados em palestra em todos os segmentos.
Público alvo – todos os alunos e funcionários.
Pessoas responsáveis pelo projeto – Professor da sala de leitura Carla Simone e coordenadora  da  Ed. Infantil Cássia.


Tempo de Duração: Todo ano letivo

A Educação e a Sociedade
Vivemos numa Era de Conhecimento, pois o conhecimento é facilmente difundido graças às mais variadas tecnologias da informação. Mas o acesso a este conhecimento não garante apropriação destes. Resumidamente criou-se a ilusão do conhecimento descartável, mediatista, que poderá ser modificado e com isso se banalizou. Não se entende mais gravar conceitos que podem ser alterados, então deparamos com uma geração que não admite perder tempo neste sentido. Esta mesma geração não percebe o risco que corre, pois conhecimento é poder. Se quisermos modificar isso e formar cidadãos conscientes, precisamos mostrar o significado na aprendizagem. Contudo para ser apropriado é preciso convertê-lo em conhecimento pessoal para depois ser socializado. É imprescindível ter o domínio conceitual que dê sentido a este conteúdo. O desafio da escola atual é assegurar que o conhecimento e conteúdos básicos passados permitam aos alunos agregarem novos conhecimentos. A escola tem um papel fundamental do ponto de vista individual e coletivo, já que o conhecimento difundido serve de alicerce para todos os outros que o individuo terá ao longo da vida.