domingo, 23 de junho de 2013

Sala de Leitura Atividade de construção de habilidades Turma 300 e turma 301 Primeira Aula : Atenção/ disciplina/ percepção visual e auditiva Ao pegar os alunos da sala de aula para a sala de leitura, foi exigido a formação da fila do menor para o maior, a distancia entre os alunos e o posicionamento. Depois os alunos foram conduzidos a sala de leitura, onde falei da importância da fila para a ordem no corredor e que iria trabalhar com eles coisas para melhorar a atenção em sala de aula e consequentemente nos estudos. Expliquei que passaria um vídeo e que eles deveria apenas prestar atenção que logo após faríamos uma atividade. Coloquei o Slide da música ilustrada Aquarela. Em seguida, conversei com as crianças perguntando o que elas tinham visto no vídeo, baseado nisso questionei, de onde tinham aparecido tantas coisas. Elas responderam da imaginação do menino. Usando essa resposta, mostrei a eles que assim como o menino tem muitas coisas na cabeça, porém para poder entender a música e os desenhos tiveram que prestar atenção, usando os olhos e os ouvidos ao mesmo tempo, que isso é uma coisa necessária quando precisamos aprender algo e eu quando estivessem em sala de aula se concentrassem com os olhos e ouvidos no que a professora estiver falando e se algum amiguinho quiser atrapalhar, não dar atenção a ele.
Após distribuir para os alunos folha e lápis de cor, solicitei que eles desenhassem tudo que viam e ouviam da música e das ilustrações do slide. Que eu repetiria o slide, Porém eles só poderiam começar quando eu desse o comando para começar. Depois de um certo tempo, os alunos se queixaram que não conseguiam lembrar das figuras. Coloquei que isso é porque eles não estavam usando os olhos e ouvidos corretamente. Falei que iria repetir a música , porém sem o Slide para que eles aprendessem a ouvir. Quando do término agradeci a colaboração e a disciplina que mantiveram e prometi novas atividades diferentes para ajuda-los a aprender. Perguntei se eles gostaram da atividades. Responderam que sim, então pedi que eles formassem da mesma forma quando vieram e que eles deveriam repetir isso toda vez que tivesse que sair da sala ou entrada. Obs: A coordenadora Cássia estava presente em todas as etapas e a professora da turma 301 assistiu a atividade