sábado, 23 de março de 2013

PROJETO DIRECIONANDO A VIDA – Consiste em atividades da Sala de Leitura associadas ao projeto da unidade” Explorando as Regiões do Brasil”, que sejam capazes de contribuir para a formação de um indivíduo que perceba a importância de suas ações na construção de um mundo melhor. Buscando fixar a idéia de que a cidadania refere-se a três dimensões dos direitos das pessoas:

Direito Civil – Liberdade de ir e vir, de expressão, de associação, de fé e de pensamento.

* Trabalhar Educação para o Trânsito/ Combate ao preconceito (Bullyng).

Direito Políticos - Direitos e Deveres

*Trabalhar Cidadania.

Direitos Sociais – Acesso à saúde, justiça, educação, habitação, transporte, segurança e lazer.

*Trabalhar Combate a Dengue/ Higiene/ Alimentação/ Meio ambiente/ ECA.

Observação:

1ª Trabalhar de forma lúdica, possibilitando a formação do cumprimento dos seus deveres e ciência dos seus direitos;
2ª Possibilitar uma visão menos preconceituosa sobre as várias diversidades de expressão;
3ª Promover o anseio à saúde individual e coletiva como regra básica de convivência numa sociedade igualitária.

Atividade 1

Tema: Super-Heróis
Em consonância com o projeto da escola: “Explorando as Regiões”, a Sala de Leitura, os professores e a Orientação Educacional, coloca em prática este subprojeto que procura aumentar a autoestima e fixar valores sociais e morais para o pleno exercício da cidadania numa busca de uma educação de qualidade.
Visto que uns dos grandes problemas sociais da nossa região são a violência e a inversão dos valores, que acabam por resultar em índices de agressão, problemas de convivência, pouca expectativa de futuro e nenhuma consciência sobre os direitos e deveres inerentes a todos, elaborou-se atividades que promovam um despertar consciente, oportunizando uma nova visão e dando assim uma chance de transformação.
Metodologia

Iniciamos com discussão sobre o tema Super Heróis, após assistir um vídeo do Homem Aranha e do Ben 10, com os seguintes questionamentos:
* O que é um herói?
* Quais as qualidades necessárias a um herói?
* Todo Super-Herói tem super poderes?
Assistir ao vídeo do bombeiro, do médico, do veterinário e do professor. E continuar os questionamentos:
* Na vida real temos heróis sem super poderes?
* Quem é o seu herói na ficção e quem é seu herói na vida real?
Obs: Mostrar que um cidadão comum é herói quando cumpre suas obrigações;
Que às vezes somos heróis na visão de quem nos admira;
Que para ser herói não precisa ter super poderes, basta ter atitudes de solidariedade, respeito e justiça.
Produção

Construção de um Super-Herói.
Você já reparou que os super-heróis são quase todos norte-americanos? De vez em quando, aparece um japonês.
Agora, um super-herói brasileiro, boliviano ou africano, ah! Isso é coisa difícil de encontrar.
Para modificar um pouco essa situação, o único jeito é a gente inventar um. Então, vamos lá: no espaço abaixo, desenhe um super-herói brasileiro e descreva suas características.
Nome:
Sexo:
Altura:
Peso:
Roupa:
Principais poderes:

Modo como adquiriu esses poderes:

Principais inimigos:

Produção Textual

Aluno(a): __________________________________________________________

Turma: ________________________________

Escreva uma carta ao seu super-herói que você inventou relatando uma dificuldade qualquer e pedindo auxilio.

Para isso, lembre-se de que:

* O super-herói deve ser especialista no problema que você enfrenta;

* Explique como ele pode ajudar:

* Não se esqueça de por data na carta e de preencher o envelope corretamente.

_______________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________