PROJETO DIRECIONANDO A VIDA – Consiste em atividades da Sala de Leitura associadas ao projeto da
unidade” Explorando as Regiões do Brasil”, que sejam capazes de
contribuir para a formação de um indivíduo que perceba a importância de
suas ações na construção de um mundo melhor. Buscando fixar a idéia de
que a cidadania refere-se a três dimensões dos direitos das pessoas:
Direito Civil – Liberdade de ir e vir, de expressão, de associação, de fé e de pensamento.
* Trabalhar Educação para o Trânsito/ Combate ao preconceito (Bullyng).
Direito Políticos - Direitos e Deveres
*Trabalhar Cidadania.
Direitos Sociais – Acesso à saúde, justiça, educação, habitação, transporte, segurança e lazer.
*Trabalhar Combate a Dengue/ Higiene/ Alimentação/ Meio ambiente/ ECA.
Observação:
1ª Trabalhar de forma lúdica, possibilitando a formação do cumprimento dos seus deveres e ciência dos seus direitos;
2ª Possibilitar uma visão menos preconceituosa sobre as várias diversidades de expressão;
3ª Promover o anseio à saúde individual e coletiva como regra básica de convivência numa sociedade igualitária.
Atividade 1
Tema: Super-Heróis
Em consonância com o projeto da escola: “Explorando as Regiões”, a Sala de Leitura, os professores e a Orientação Educacional, coloca em prática este subprojeto que procura aumentar a autoestima e fixar valores sociais e morais para o pleno exercício da cidadania numa busca de uma educação de qualidade.
Visto que uns dos grandes problemas sociais da nossa região são a violência e a inversão dos valores, que acabam por resultar em índices de agressão, problemas de convivência, pouca expectativa de futuro e nenhuma consciência sobre os direitos e deveres inerentes a todos, elaborou-se atividades que promovam um despertar consciente, oportunizando uma nova visão e dando assim uma chance de transformação.
Metodologia
Iniciamos com discussão sobre o tema Super Heróis, após assistir um vídeo do Homem Aranha e do Ben 10, com os seguintes questionamentos:
* O que é um herói?
* Quais as qualidades necessárias a um herói?
* Todo Super-Herói tem super poderes?
Assistir ao vídeo do bombeiro, do médico, do veterinário e do professor. E continuar os questionamentos:
* Na vida real temos heróis sem super poderes?
* Quem é o seu herói na ficção e quem é seu herói na vida real?
Obs: Mostrar que um cidadão comum é herói quando cumpre suas obrigações;
Que às vezes somos heróis na visão de quem nos admira;
Que para ser herói não precisa ter super poderes, basta ter atitudes de solidariedade, respeito e justiça.
Produção
Construção de um Super-Herói.
Você já reparou que os super-heróis são quase todos norte-americanos? De vez em quando, aparece um japonês.
Agora, um super-herói brasileiro, boliviano ou africano, ah! Isso é coisa difícil de encontrar.
Para modificar um pouco essa situação, o único jeito é a gente inventar um. Então, vamos lá: no espaço abaixo, desenhe um super-herói brasileiro e descreva suas características.
Nome:
Sexo:
Altura:
Peso:
Roupa:
Principais poderes:
Modo como adquiriu esses poderes:
Principais inimigos:
Produção Textual
Aluno(a): __________________________________________________________
Turma: ________________________________
Escreva uma carta ao seu super-herói que você inventou relatando uma dificuldade qualquer e pedindo auxilio.
Para isso, lembre-se de que:
* O super-herói deve ser especialista no problema que você enfrenta;
* Explique como ele pode ajudar:
* Não se esqueça de por data na carta e de preencher o envelope corretamente.
_______________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________