terça-feira, 11 de setembro de 2012

Orientações de como trabalhar o pluralidade no 1º segmento


Professora: Carla Simone  da M. Paes


Conteúdos Pragmáticos de Étnico-racial Afro e Indígena

 trabalhados em 2012 no 1º Segmento

- Ciências Sociais e Humanas

1º Bimestre

 Índio Brasileiro, sua origem e seus costumes;
Conquista do Brasil visão crítica
Grupo Social: valorização das diferenças;
Carnaval: valorização da cultura de origem;
Língua, Cultura, folclore e paisagem africana.

         2º Bimestre

Libertação dos escravos e suas conseqüências;
Discussão/ debate: Sistema de Cotas
Valorização do folclore brasileiro;
Cultura diversificada brasileira.

- Matemática

1º Bimestre

A importância dos números dentro da vida do homem: formas diferenciadas de organização entre os povos;
O uso da figura geométrica na confecção de máscaras africanas e pinturas indígenas.

2º Bimestre

Temas transversais: Ética e pluralidade Cultural;
Jogos africanos e indígenas;
Valorizar o universo cultural que o aluno esta inserido.

-Ciências Naturais

1º Bimestre

Lendas de criação do mundo de vários povos;


Dia e Noite: abordagem diferenciada de vários povos;
Animais domésticos e Selvagens: Relação do índio com os animais: Curupira;

2ª Bimestre

- Uso medicinal das plantas: chás e garrafadas ensinadas pela oralidade;
- Desmatamento: O valor da terra para os índios e problemas atuais sobre as riquezas naturais: pobreza no mundo e fome;
- Alimentação: herança cultural dos índios e negros.

Português

1º Bimestre

Respeito às diversidades lingüísticas regionais;
Resgate da formação da nossa língua e contribuições indígenas, africanas e portuguesas;
Conhecer os idiomas falados no Brasil: dialetos indígenas e quilombolas;

2º Bimestre

Formação das palavras:
Países que falam o português no Continente Africano: Angola, Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique e São Tome e Príncipe

Textos com abordagem étnico e indígenas: Leitura de trechos dos livros da nossa sala de leitura:

Mãe Africa  (Celso Sixto)
Ifa, o adivinho (Reginaldo Prandi)
Uirapuru (Mauricio de Souza)
Curupira (Mauricio de Souza)
Ulomma  (Sunny)
Joias de Crioula (Laura Cunha e Thomas Milz)
A menina do laço de fita (
Tumbu (Marcoli Leal)
Mzungu (Meja Mwangi)
Pretinha eu? (Júlio Emílio Braz)
O Quilombo do Encantado (Marcos Mairton)
Capoeira e Liberdade (Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino)
O saci e o curupira e outras histórias do folclore (Joel Rufino dos Santos)
Seis pequenos contos africanos (Raul Lody)
Mina África (Lenice Gomes, Arlene Holanda e Clayson Gomes)
História de Ananse (Adwoa Badoe e Baba Wagué Diakité)
Contos Africanos dos países de língua portuguesa (Albertino Bragança)
O príncipe medroso e outros contos africanos (Anna Soler-Pont)
Dicionário Indígena  dos Alunos do 3º ano – Alunos da Acácias.



Arte

1º Bimestre

História do Carnaval;
Uso do teatro pelos padres Jesuítas para catequizar os índios;
Visão eurocêntrica da arte;
Pinturas indígenas;
Máscaras africanas;
Danças típicas;
Brincadeiras folclóricas.

2º Bimestre

Arte indígena;
Arte africana;
Influência áfrica e indígenas nas artes em geral.
Poetas africanos;

Música

1º Bimestre

Instrumentos indígenas e africanos;
Combate ao preconceito racial com letras de músicas;
Resgate dos músicos negros e afro descendentes.

2º Bimestre

Músicas folclóricas regionais;
Cantigas de roda.
O uso da música nos rituais: casamento, de iniciação: rito de passagem, festa de debutante, funerárias e festas folclóricas.

Religião

1º Bimestre

Combate ao preconceito religioso;
Combate ao preconceito racial;

2º Bimestre

As influencias das religiões africanas na religião brasileira.

Ed. Preventiva

1º Bimestre

Combate aos estereótipos raciais;
Combate ao bulliyng;
Valorização da herança cultural e física do individuo.
2º Bimestre

AIDS no Continente Africano;
Direitos das mulheres no mundo;
Monogamia e poligamia no mundo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário