Professora: Carla Simone da M. Paes
Conteúdos Pragmáticos de Étnico-racial Afro e Indígena
trabalhados em 2012 no 1º Segmento
- Ciências Sociais
e Humanas
1º
Bimestre
Índio Brasileiro, sua
origem e seus costumes;
Conquista do Brasil visão crítica
Grupo Social: valorização das diferenças;
Carnaval: valorização da cultura de origem;
Língua, Cultura, folclore e paisagem africana.
2º Bimestre
Libertação dos escravos e suas conseqüências;
Discussão/ debate: Sistema de Cotas
Valorização do folclore brasileiro;
Cultura diversificada brasileira.
- Matemática
1º Bimestre
A importância dos números dentro da vida do homem: formas
diferenciadas de organização entre os povos;
O uso da figura geométrica na confecção de máscaras africanas
e pinturas indígenas.
2º Bimestre
Temas transversais: Ética e pluralidade Cultural;
Jogos africanos e indígenas;
Valorizar o universo cultural que o aluno esta inserido.
-Ciências Naturais
1º Bimestre
Lendas de criação do mundo de vários povos;
Dia e Noite: abordagem diferenciada de vários povos;
Animais domésticos e Selvagens: Relação do índio com os
animais: Curupira;
2ª Bimestre
- Uso medicinal das plantas: chás e garrafadas ensinadas
pela oralidade;
- Desmatamento: O valor da terra para os índios e problemas
atuais sobre as riquezas naturais: pobreza no mundo e fome;
- Alimentação: herança cultural dos índios e negros.
Português
1º Bimestre
Respeito às diversidades lingüísticas regionais;
Resgate da formação da nossa língua e contribuições
indígenas, africanas e portuguesas;
Conhecer os idiomas falados no Brasil: dialetos indígenas e
quilombolas;
2º Bimestre
Formação das palavras:
Países que falam o português no Continente Africano: Angola,
Cabo Verde Guiné-Bissau, Moçambique e São Tome e Príncipe
Textos com abordagem étnico e indígenas: Leitura de trechos
dos livros da nossa sala de leitura:
Mãe Africa (Celso
Sixto)
Ifa, o adivinho (Reginaldo Prandi)
Uirapuru (Mauricio de Souza)
Curupira (Mauricio de Souza)
Ulomma (Sunny)
Joias de Crioula (Laura Cunha e Thomas Milz)
A menina do laço de fita (
Tumbu (Marcoli Leal)
Mzungu (Meja Mwangi)
Pretinha eu? (Júlio Emílio Braz)
O Quilombo do Encantado (Marcos Mairton)
Capoeira e Liberdade (Aroldo Macedo e Oswaldo Faustino)
O saci e o curupira e outras histórias do folclore (Joel
Rufino dos Santos)
Seis pequenos contos africanos (Raul Lody)
Mina África (Lenice Gomes, Arlene Holanda e Clayson Gomes)
História de Ananse (Adwoa Badoe e Baba Wagué Diakité)
Contos Africanos dos países de língua portuguesa (Albertino
Bragança)
O príncipe medroso e outros contos africanos (Anna
Soler-Pont)
Dicionário
Indígena dos Alunos do 3º ano – Alunos
da Acácias.
Arte
1º Bimestre
História do Carnaval;
Uso do teatro pelos padres Jesuítas para catequizar os
índios;
Visão eurocêntrica da arte;
Pinturas indígenas;
Máscaras africanas;
Danças típicas;
Brincadeiras folclóricas.
2º Bimestre
Arte indígena;
Arte africana;
Influência áfrica e indígenas nas artes em geral.
Poetas africanos;
Música
1º Bimestre
Instrumentos indígenas e africanos;
Combate ao preconceito racial com letras de músicas;
Resgate dos músicos negros e afro descendentes.
2º Bimestre
Músicas folclóricas regionais;
Cantigas de roda.
O uso da música nos rituais: casamento, de iniciação: rito
de passagem, festa de debutante, funerárias e festas folclóricas.
Religião
1º Bimestre
Combate ao preconceito religioso;
Combate ao preconceito racial;
2º Bimestre
As influencias das religiões africanas na religião
brasileira.
Ed. Preventiva
1º Bimestre
Combate aos estereótipos raciais;
Combate ao bulliyng;
Valorização da herança cultural e física do individuo.
2º Bimestre
AIDS no Continente Africano;
Direitos das mulheres no mundo;
Monogamia e poligamia no mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário